quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Carnes & carniças.

Recentemente (nem tão recente assim, mas enfim) a cantora Lady Gaga gerou polêmica ao usar uma roupa  (se é que assim pode-se chamar) na cerimônia de premiação da MTV americana. Confeccionada com retalhos de carne bovina, um extremo mau gosto. O dito vestido parece até ter sido confeccionado por um açougueiro demitido que resolveu virar estilista. Além do agradável odor de carniça, e as moscas varejeiras que deveriam rodear a célebre Gaga, depois de algumas horas de desfile, usando as entranhas de um boi (ou vaca, sei lá). Eu pensei que fosse um tipo de protesto vegetariano, sei lá, mas era só show mesmo. Ainda sim a imagem repugnante daquela carniça me fez pensar como é dura a vida de gado. Com tanta gente passando fome...

Na Istoé de 12 de Janeiro, saiu uma entrevista com Ingrid Newkirk (é, eu também nunca ouvi falar). Ela é uma vegetariana (das doidas), mas eu gostei de algumas coisas que ela disse como: proibir testes químicos animais, combater a morte cruel de espécies (inclusive alguns animais tem seu couro retirado ainda vivos!), a crueldade nos circos e etc... Mas eu não concordo e nunca concordarei com a privação de carne no cardápio. Se eu parar de comer carne, os criadores de gado vão continuar a criar, os frigoríficos vão continuar a matar, e os açougues vão continuar a vender!
“Se na natureza , é comum que os animais comam uns aos outros para sobreviver. Porque só o ser humano deve ficar fora da cadeia alimentar?”
Claro que o ser humano tem outras opções, mas o que há por traz da opção de comer carne ou não, é muito maior que a decisão de dez gatos pingados. Há famílias de produtores rurais, pessoas que trabalham em frigoríficos, em transporte de carne, churrascarias, até mesmo aquele cara que vende churrasquinho de gato na porta do Minas Shopping. O churrasquinho do Manuel iria fechar! Aquele hambúrguer que você pede de madrugada depois da festinha iria ser extinto. Iria ser o fim!
O Brasil é um dos maiores exportadores de carne bovina. Dinheiro que gera empregos. Imagine só a quantidade de desempregados, ladrões e traficantes que iriam estourar como pipoca, sem consumo de carne? Ninguém precisa de casacos, tapetes, marfim, circo. De carne o mundo precisa, a economia precisa. Ou ainda haverá a crise econômica mundial por causa da desvalorização da carne? Duvido muito.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário