sábado, 11 de fevereiro de 2012

As Maçãs Alemãs

E passou a primavera, o verao, o outono, e chega o inverno na Alemanha... No meu tédio matinal ligo a televisao, é sábado de manha. Pulo os canais de filmes de luta e de desenho, até chegar em um canal do estilo globo rural. Eu adoro o Globo Rural =). O tema era o processo de producao da maças na Alemanha. Eu fiquei impressionada  com o carinho e amor   com o qual as maças sao tratadas. Os galho sao cortados à mao, as maças sao colhidas à mao, o controle de pragas é biológico, e o processo de separacao é  feito por com uma tecnologia que inclui câmeras, e afins. Se a maça tiver uma manchinha, ela vira suco. As frutas perfeitas sao separadas por cores, lavadas e colocadas em caixinhas, uma viadagem só. 
O que me envergonhou, foi o fato de que essas maças mimadinhas, custam o mesmo preço das nossas maças mutantes, com manchinhas, cheias de inseticida e com gosto de isopor. Me senti um porco que come lavagem. Triste saber que um brasileiro quando vai ao horti-fruti, tem que escolher, entre os produtos, qual está menos estragado, e menos mutante.... Enquanto isso, um alemao vai à feira e procura defeitos no fruto, olha de onde vem, o  preço, se é Bio*, data da colheita e blablabla, e pra alguns tudo isso nao basta, e optam por uma alimentacao proveniente de sua própria horta.
                          http://empadinhafrita.blogspot.com
Isso me fez notar o valor das feirinhas de pequenos produtores do Brasil, de um bom produto cultivado em casa e das frutas selvagens também. Sacolao pra mim, agora,  só em casos extremos...É necessário aumentar nosso padrao de exigência, pois somente assim o mercado aumentará o padrao de qualidade. A desculpa é sempre os altos custos de produçao, pragas muito agressivas, tempo instável, aquecimento global, Dilma, Barack Obama.... Essa ladainha nao me interessa, nós temos recursos para contornar esses problemas, e se nao temos ainda, vamos estudar as solucoes!  Entao nao tem outra saída, ou o mercado que se vire pra botar no meu prato o produto que eu mereço, ou eu nao pago. 






*Bio= Produto orgânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário